O Gerente de Projetos e o Analista de Teste definem a missão e os motivadores para os testes que serão realizados no
projeto como a estratégia de testes definidas no Plano de Teste.
Baseados no Documento de Visão e nas Especificações de Caso de Uso, também deve ser registrada uma lista dos principais
itens que estão sujeitos a testes no Plano de Teste. Essa lista deve incluir itens produzidos diretamente pela equipe de
desenvolvimento do projeto e itens dos quais esses produtos dependem. Por exemplo, o caso de uso, o componente de software,
o hardware de processamento básico, dispositivos periféricos, sistemas operacionais, produtos ou componentes de terceiros,
entre outros.
Baseado na missão do teste e no momento do ciclo de vida em que este é realizado, o Analista de Teste define as abordagens
de testes, identificando o nível, tipo e técnicas de testes a serem aplicadas a cada produto ou componente de
produto.
Com base no Plano de Integração e no Documento de Arquitetura de Software o Analista de Teste, o Arquiteto de Software e o
Integrador avaliam a necessidade da utilização de componentes de teste unitário e componentes teste de integração.
Por fim, as abordagens de testes de software são registradas pelo Analista de Teste no Plano de Teste.
O Analista de Teste identifica e registra no Plano de Teste a infraestrutura de hardware e software necessária para a
execução dos testes, levando em consideração características arquiteturais do portal, necessidade de restauração e
recuperação da configuração do ambiente de testes a um estado conhecimento, os diversos ambientes de implantação, os
requisitos de ambiente específicos.
O Gerente de Projetos estabelece as atividades de testes, de acordo com o ciclo de vida do projeto e define os responsáveis
por cada atividade do Plano de Teste, utilizando como base o gerenciamento de recursos humanos definidos no Plano de
Projeto.
O Gerente de Projetos e o Analista de Teste, através de reunião, obtêm o apoio do Analista de Requisitos e do Arquiteto de
Software para o planejamento das atividades de testes do projeto.
Com base nestas informações o Analista de Teste registra no Plano de Testes a lista de produtos ou componentes de software
que serão submetidos a testes de acordo com o ciclo de vida do projeto.
Se necessário, o Analista de Teste deve descrever o planejamento dos componentes de teste de integração que serão
utilizados para a execução dos testes no projeto. Dependendo da estratégia de integração adotada e arquitetura do software,
testes são necessários sem que se tenham disponíveis todos os componentes de software que compõem o produto integrado.
Nestes casos são criados Componentes de Teste de Integração (Drivers e Stubs) que simulam o funcionamento e a interface do
produto de software sendo testado.
Para informações sobre as especificidades da ferramenta de portal adotada e todas as características limitantes deve-se ser
observado o Guia das Funcionalidades da Ferramenta. |