Tarefa: Planejar Teste
Definir uma estratégia de testes para o projeto com base na avaliação das necessidades, objetivos, abordagens e infraestrutura mais adequada para o projeto.
Disciplinas: Teste (TS)
Relacionamentos
Descrição Principal
O Gerente de Projetos e o Analista de Teste definem a missão e os motivadores para os testes que serão realizados no projeto como a estratégia de testes definidas no Plano de Teste.

Baseados no Documento de Visão e nas Especificações de Caso de Uso, também deve ser registrada uma lista dos principais itens que estão sujeitos a testes no Plano de Teste. Essa lista deve incluir itens produzidos diretamente pela equipe de desenvolvimento do projeto e itens dos quais esses produtos dependem. Por exemplo, o caso de uso, o componente de software, o hardware de processamento básico, dispositivos periféricos, sistemas operacionais, produtos ou componentes de terceiros, entre outros.

Baseado na missão do teste e no momento do ciclo de vida em que este é realizado, o Analista de Teste define as abordagens de testes, identificando o nível, tipo e técnicas de testes a serem aplicadas a cada produto ou componente de produto.

Com base no Plano de Integração e no Documento de Arquitetura de Software o Analista de Teste, o Arquiteto de Software e o Integrador avaliam a necessidade da utilização de componentes de teste unitário e componentes teste de integração.

Por fim, as abordagens de testes de software são registradas pelo Analista de Teste no Plano de Teste.

O Analista de Teste identifica e registra no Plano de Teste a infraestrutura de hardware e software necessária para a execução dos testes, levando em consideração características arquiteturais do portal, necessidade de restauração e recuperação da configuração do ambiente de testes a um estado conhecimento, os diversos ambientes de implantação, os requisitos de ambiente específicos.

O Gerente de Projetos estabelece as atividades de testes, de acordo com o ciclo de vida do projeto e define os responsáveis por cada atividade do Plano de Teste, utilizando como base o gerenciamento de recursos humanos definidos no Plano de Projeto.

O Gerente de Projetos e o Analista de Teste, através de reunião, obtêm o apoio do Analista de Requisitos e do Arquiteto de Software para o planejamento das atividades de testes do projeto.

Com base nestas informações o Analista de Teste registra no Plano de Testes a lista de produtos ou componentes de software que serão submetidos a testes de acordo com o ciclo de vida do projeto.

Se necessário, o Analista de Teste deve descrever o planejamento dos componentes de teste de integração que serão utilizados para a execução dos testes no projeto. Dependendo da estratégia de integração adotada e arquitetura do software, testes são necessários sem que se tenham disponíveis todos os componentes de software que compõem o produto integrado. Nestes casos são criados Componentes de Teste de Integração (Drivers e Stubs) que simulam o funcionamento e a interface do produto de software sendo testado.

Para informações sobre as especificidades da ferramenta de portal adotada e todas as características limitantes deve-se ser observado o Guia das Funcionalidades da Ferramenta.